Camarão com Queijo Brie e Damasco

27 de outubro de 2011

Meu segundo post sobre Camarão, que realmente é uma das minhas paixões na cozinha, e é um ingrediente que permite incontáveis variações e essa foi uma que eu descobri e adorei…

A combinação suave do Queijo Brie com o azedinho do Damasco resultaram numa preparação equilibrada, fina e de extremo bom gosto.

Prepare um caldo claro de legumes: corte uma cebola, uma cenoura, dois talos de salsão e um alho porró. Leve esses ingredientes ao fogo em uma panela funda, refogue esses legumes no óleo até dourar e acrescente um maço de ervas (manjerona, tomilho, sálvia, salsa, alecrim). Refogue por mais dois minutos e acrescente 2 Litros de água fria. Deixe ferver por mais ou menos 30 minutos, coe o caldo e reserve.

Compre um Queijo Brie de boa qualidade, uma peça que tenha aproximadamente 200 a 250g. Corte em cubos pequenos e reserve. Pique uma cebola pequena finamente, e leve ao fogo em uma frigideira com 3 colheres de sopa de manteiga bem cheias até que ela murche bem. Acrescente o Brie cortado e coloque 120ml de vinho branco seco. Misture bem com um batedor, para que o queijo derreta e incorpore no vinho. Deixe reduzir por 3 a 4 minutos. Acrescente 3 conchas do caldo de legumes e 300ml de creme de leite fresco. Depois de ferver, leve essa mistura ao liquidificador e bata bem. Coe num chinoix ou numa peneira fina e volte ao fogo.

Separe 60g de damascos secos e hidrate em água quente por 20 minutos. Fatie os damascos e reserve.

À parte, escolha 600g de camarão sem casca de bom tamanho, tempere com sal e pimenta e leve à uma frigideira com 2 colheres de sopa de manteiga até ficar levemente dourado.

No molho, adicione os damascos, os camarões, verifique sal e pimenta e finalize com ciboulette finamente cortada.

Caso queira deixar esse molho um pouco mais espesso, à parte faça um roux dourado – coloque 4 colheres de sopa de manteiga para derreter numa frigideira e acrescente 4 colheres de farinha de trigo até formar uma pasta dourada – acrescente ao molho.

Para acompanhar essa receita, faça um arroz branco simples ou uma batata sauté.

Bom Apetite, tenho certeza que vocês vão adorar….

Postado em 27 de outubro de 2011 por em Sem categoria